sábado, 10 de fevereiro de 2018

PPRA - Segurança do Trabalho e E-socal

Olá leitores do blog tudo bem com vocês?  hoje vamos falar mais uma vez sobre o PPRA. O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais programa naquele sentido literal. Se você já foi uma peça de teatro talvez tenha recebido um programa. Aquele programa do teatro informava quem eram os personagens os atores, fornecia informações do enredo, a estrutura das cenas e etc. O PPRA é mais ou menos assim. Por isso podemos afirmar que o programa é mais do que um documento,  mas o objetivo do PPRA diferentemente do teatro é estabelecer uma metodologia que garanta a preservação da saúde e integridade das pessoas em relação aos riscos ambientais nos locais de trabalho.Então você pode se perguntar:  o que são os riscos ambientais? Bem, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos.

1.      Físicos como: ruído, temperatura e vibração.
2.      Químicos como: a famosa poeira vapores e a fumaça.
3.      Biológicos como: os fungos, bactérias e protozoários.

A legislação trabalhista obriga todas as empresas públicas e privadas a elaborar e implantar um programa de segurança do trabalho, além de manterem um documento com base de registro das ações que a empresa for realizando, entre as ações que estão previstas no PPRA podemos
Destacar:
·         O levantamento dos riscos ambientais
·         Um planejamento anual que inclui o estabelecimento de metas e prioridades nos treinamentos de segurança do trabalho e as campanhas.

O PPRA foi originalmente estabelecido por uma norma regulamentadora que deixa claro que a responsabilidade pela elaboração é do empregador.

O PPRA possui uma obrigatoriedade legal e sua correta elaboração preveni  ações trabalhistas e previdenciárias, mas o mais importante é que esse documento busca melhorar a produtividade e as condições do trabalho. Outra questão importante é que o governo está implantando um programa chamado e-social. Onde todas as empresas deverão lançar informações inerentes ao PPRA e nesse sentido se sua empresa não tem PPRA é melhor começar a se preocupar com isso pois está previsto multas e penalidades administrativas para o descumprimento.

Então é isso leitores, vou ficando por aqui e que Deus abençoe a segurança de todos e que cada um de nós siga um caminho seguro e tranqüilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário